quinta-feira, 17 de abril de 2014

Hoje anda à roda!

Pois é, hoje é o grande dia! finalmente os contribuintes portugueses (apenas os que pedem fractura com nº!) vão ver consagrado um direito inalienável da democracia e da liberdade: o direito ao sorteio de um automóvel de alta cilindrada dado (?) pelo fisco, ou melhor, com o dinheiro de todos nós.


Algumas perguntas me ocorrem: não seria mais simples o Estado retribuir o mérito aos contribuintes bem comportados através da dedução em proveito de quem efectivamente pede o talão com NIF? Será assim tão complexo, como dizem por aí? Mas mais: porque é que o Estado arranjou um mecanismo simples e eficaz de eu (e mais uns milhões de portugueses) não fugir (mos) aos impostos (se não pagar no dia seguinte ou tenho o fisco à porta ou tenho o salário penhorado) e, ao contrário, para uma parte dos portugueses e das empresas, que com toda a legitimidade exercem a sua actividade, o Estado tem que fazer sorteios de automóveis para que paguem impostos? Porque tenho eu, contribuinte indefeso e cumpridor, trabalhar à borla para o Estado, de forma um tanto pidesca, pedindo fracturas (para acumular) por tudo e por nada? Cheira-me a big brother com saudosismos do 24!
A este propósito, vale a pena ler a rábula seguinte no blogue entre as brumas da memória:
" Pedir NIF na factura para habilitar-se a uma viatura de alta cilindrada será apenas o início. Em 2019: Vai ser assim:
- Telefonista: Pizza Hut, boa noite!
- Cliente: Boa noite, quero encomendar Pizzas.
- Telefonista: Pode-me dar o seu NIF?
- Cliente: Sim, o meu Número de Identificação Nacional é o 6102 1993 8456 5463 2107.
- Telefonista: Obrigada, Sr. Lacerda. O seu endereço é na Avenida Paes de Barros, 19, Apartamento 11, e o número do seu telefone é o 21549 4236, certo? O telefone do seu escritório na Liberty Seguros, é o 21 574 52 30 e o seu telemóvel é o 96 266 25 66, correcto?
- Cliente: Como é que conseguiu todas essas informações?
- Telefonista: Porque estamos ligados em rede ao Grande Sistema Central.
- Cliente: Ah, sim, é verdade! Quero encomendar duas Pizzas: uma QuatroQueijos e outra Calabresa.
- Telefonista: Talvez não seja boa ideia...
- Cliente: O quê...?
- Telefonista: Consta na sua ficha médica que o senhor sofre de hipertensão e tem a taxa de colesterol muito alta. Além disso, o seu seguro de vida proíbe categoricamente escolhas perigosas para a saúde.
- Cliente: Claro! Tem razão! O que é que sugere?
- Telefonista: Por que é que não experimenta a nossa Pizza Superlight, com Tofu e Rabanetes? O senhor vai adorar!
- Cliente: Como é que sabe que vou adorar?
... 
ler tudo aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário