A TAP faz 70 anos. A sua fundação está ligada a uma acção primordial de Humberto Delgado, figura política incontornável do século XX português, particularmente como opositor à ditadura Salazarista do Estado Novo (recentemente cumpriram-se 50 anos sobre o assassinato do general às mãos da PIDE). Agora a "nossa companhia de bandeira" vai ser privatizada (ups!), precisamente quando já atingiu a sua idade sénior.
"A TAP – ou mais especificamente, a Secção de Transportes Aéreos – é criada a 14 de Março de 1945 pela mão de Humberto Delgado, à data director do Secretariado da Aeronáutica Civil. É neste ano que são adquiridos os primeiros aviões – dois aviões DC-3 Dakota com capacidade para 21 passageiros. No ano seguinte, são criadas definitivamente as condições necessárias para a companhia começar a operar, através da realização do Curso Geral de Pilotos. São, então, inauguradas as duas primeiras linhas aéreas: a primeira linha comercial Lisboa-Madrid abre a 19 de Setembro de 1946. Mais tarde, a 31 de Dezembro, é inaugurada a “Linha Aérea Imperial” que serve a rota Lisboa-Luanda-Lourenço Marques que contaria com 12 escalas, cerca de 15 dias de duração (ida e volta) e 24540 quilómetros de extensão. Até ao termo da década de 40, outras rotas são criadas: Paris (1948), Londres (1949) e Sevilha (1948)."
Mais informações em http://www.tapportugal.com/Info/pt/home
No âmbito das iniciativas do seu 70º aniversário, a TAP lançou um novo vídeo de instruções de segurança. com a participação de um grupo de pessoas, dos 7 aos 70 anos.
"O vídeo retrata o percurso destes passageiros, desde o local de residência até ao avião, culminando na partida para o voo, que se realizou no percurso Lisboa - Terceira - Lisboa. Ao longo do percurso, estes passageiros vão lembrando as regras, como se eles próprios estivessem a memorizá-las antes de entrar no avião."
Sem comentários:
Enviar um comentário