segunda-feira, 15 de setembro de 2014

2 - Outros "setembros"

Os "setembros" de hoje  começam na saúde e terminam com música.

Celebram-se 35 anos sobre a publicação da Lei nº 56/79, de 15 de Setembro, através da qual foi consagrada uma rede serviços prestadores globais de saúde para toda a população independentemente da sua condição económica e social, ou seja, estava formalmente criado o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o papel do Estado na efectiva prevenção e protecção da saúde de todos os portugueses, aliás como já estava claramente consagrado na CRP de 1976. O caminho percorrido foi imenso e com resultados grandiosos, mas ainda com muitas falhas e com retrocessos nos últimos anos. Exige-se aos governantes de agora que em cada momento saibam defender o SNS e coloquem também a sua estratégia politica na ampliação deste serviço essencial para a vida de todos nós. Neste dia de significado tão profundo para o sistema de saúde no Portugal democrático assinala-se, também, o anúncio da descoberta da penicilina por Alexander Fleming, em 1928, acontecimento marcante para a ciência e para a humanidade. Que feliz coincidência.

É um dia para a poesia pois celebra-se igualmente o dia do nascimento, em 1765, do grande poeta Bocage, por isso é feriado municipal em Setúbal, a sua cidade natal. 

Contudo, neste dia fica sempre aquele "amargo", não só porque foi neste dia, em 2008, que se verificou a declaração de falência do banco Lehamn Brothers norte-americano, considerado o ápice da crise financeira que ainda vivemos, mas porque neste mesmo dia falecia na sua casa em Londres, aos 65 anos, Richard Wright, músico dos Pink Floyd. Ficam aqui dois momentos diferentes, incluindo uma actuação ao vivo em 2006, que evocam a criação de um grande músico no álbum conceptual Dark Side of The Moon (1973).




Claro que cabe neste post relembrar essa grandiosa manifestação de 2012 que povoou Lisboa e o País de gente. Vale a pena ler o que os promotores escreveram dois anos depois: 


Nem sempre a pureza destes momentos é suficiente para alterar, inverter ou atalhar caminho!

Sem comentários:

Enviar um comentário