quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A Ponte 25 de Abril

Hoje assinala-se uma data triste para a humanidade. Depois de Hiroshima (6 de Agosto de 1945) o mundo não voltaria a ser o mesmo, nem podia!
Hiroshima depois do bombardeamento (fonte: http://pt.wikipedia.org/)
Sem esquecer a tragédia mundial, centro-me num outro acontecimento de diferente significado, os 48 anos da Ponte 25 de Abril.
Ponte sobre o Tejo vista do Cristo Rei (fonte: http://pt.wikipedia.org/)
"A Ponte sobre o Tejo é uma ponte suspensa, com um comprimento total de cerca de 2.280m, tendo um vão central de 1.013m e dois vãos laterais de 483m cada. Na margem Norte existem dois vãos extremos e na margem Sul um vão extremo, cada um deles com 100m aproximadamente. Trata-se de uma das treliças mais longas do mundo, com ambas as torres principais elevando-se cerca de 190m acima do nível da água e tendo uma altura livre de navegação de 70m que assegura o acesso o porto de Lisboa a navios de grande porte.
A Norte, a ponte Suspensa está ligada a um viaduto em betão com um comprimento de 945m, medindo o conjunto aproximadamente 3.255m." (fonte: Lusoponte).
Em Novembro de 1962 iniciaram-se os trabalhos de construção da Ponte 25 de Abril (aquando da inauguração vivíamos em plena ditadura fascista e a ponte, apesar de legalmente designada por Ponte sobre o Tejo, era também chamada de Ponte Salazar). Menos de quatro anos após o seu início, a ponte que liga Lisboa a Almada, foi inaugurada (seis meses antes do prazo previsto) numa cerimónia que decorreu no dia 6 de Agosto de 1966, na presença das mais altas individualidades portuguesas do Estado Novo.

É uma ponte suspensa, rodo-ferroviária, que atravessa o estuário do rio Tejo na sua parte final e mais estreita. "O tabuleiro rodoviário foi construído inicialmente com duas vias em cada sentido individualizadas por um separador central, que uma vez removido permitiria a instalação de cinco vias, funcionando duas num sentido e três no sentido oposto. Em 23 de Julho de 1990 a 5ª via de circulação entrava ao serviço e a 6 de Novembro de 1998 era a vez da 6ª via também entrar em serviço...No inicio de 1993, a barreira da portagem foi transferida para o sentido Sul - Norte. " (fonte:Lusoponte)
Projectada para suportar, em simultâneo, tráfego ferroviário e rodoviário, até 1999 apenas ali passaram veículos rodoviários. Só passados 30 anos (em 1996) é que o Governo português de então procedeu à elaboração de um projecto para a instalação do tráfego ferroviário, através da montagem de um novo tabuleiro, alguns metros abaixo do tabuleiro do trânsito rodoviário, já em funcionamento. Finalmente a 30 de Julho era inaugurado o chamado comboio da ponte, com pelo menos 3 décadas de atraso.

Construída pela empresa norte-americana United States Steel Export Company, escolhida de entre quatro propostas apresentadas, a sua grandeza e a imponência está bem expressa no facto de, à data da sua inauguração, ser a quinta maior ponte suspensa do mundo e a maior fora dos Estados Unidos. Actualmente ainda ocupa um lugar de relevo nas pontes suspensas a nível mundial (quarenta anos após a sua inauguração, ainda ocupava o 20º lugar).
Devido à proximidade da Revolução de Abril, oito depois da inauguração, a Ponte sobre o Tejo adquiriu um valor de liberdade, considerada naturalmente um símbolo da libertação do regime anterior. Ao longo dos anos foi palco de protestos, bloqueios, provas desportivas, entre outros acontecimentos.

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