sexta-feira, 28 de outubro de 2016

160 anos do comboio em Portugal

Faz hoje 160 anos que o comboio começou a circular em Portugal. Estão de Parabéns todos aqueles que ao longo destes anos possibilitaram estes caminhos fabulosos, apesar de tantas vezes tortuosos!
A CP - Comboios de Portugal festeja neste dia 28 de outubro os 160 anos da primeira viagem de comboio, disponível no link em baixo. "O valor para a coesão territorial e o peso estratégico e económico na sustentabilidade ambiental, na intermodalidade e na mobilidade, impõe o comboio como modo de transporte também imprescindível para as exigentes sociedades do século XXI."
https://www.cp.pt/institucional/pt/cultura-ferroviaria/160-anos
Esta data não deixa de ser uma boa oportunidade para visitar o Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento. As entradas este fim-de-semana são grátis.

Também por esta altura publicam-se algumas boas reportagens, como esta:
- 160 anos na linha
 ou em revistas como esta:

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Viva a República!

A República (do latim res publica, "coisa pública") é uma estrutura política de Estado que, segundo os pensadores mais antigos como Cícero, definem três condições fundamentais para a sua existência: pessoas em número suficiente (multitude), uma comunidade de interesses e de fins (communio) e um consenso do direito (consensus iuris). Germina dda reunião de três forças: libertas do povo, auctoritas do senado e potestas dos magistrados.
Em Portugal o regime republicano foi implantado no inicio do século XX, como resultado de um golpe de estado, transformado em revolução, que destituiu o rei D. Manuel II no dia 5 de outubro de 1910.
Logo de imediato tomou posse um governo provisório que introduziu uma série de reformas de fundo e organizou eleições para a Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição de 1911.

Curiosamente a República não chegou a todo o território no mesmo dia. Na Margem Sul do Tejo, como Barreiro, Moita, Almada foram dos primeiros municípios que logo no dia 4 de Outubro proclamaram a República. Em Almada, por exemplo, as bandeiras foram hasteadas nos centros republicanos «Elias Garcia» e «Capitão Leitão» na Câmara e na Administração do Concelho, respetivamente, e uma bandeira republicana no alto do Forte de Almada. Já em algumas localidades do Norte de Portugal, nomeadamente em Trás-os-Montes, a República demorou vários dias a chegar.

Viva a República!

A Estação de S.Bento faz 100 anos

A Estação de São Bento, situada no Centro Histórico do Porto, faz hoje 100 anos. Entrou ao serviço, de forma provisória, no dia 8 de Novembro de 1896, mas só em 5 de Outubro de 1916, após a conclusão, foi oficialmente inaugurada. Desde então a Estação afirmou-se como um dos principais monumentos na cidade, sendo especialmente célebre pelos seus painéis de azulejo, tendo já sido considerada a 8ª mais bela do mundo. 

(fonte:https://pt.wikipedia.org/)
 "A primeira pedra foi lançada em 1900 pelo rei D. Carlos I, no local onde antes se encontrava o antigo convento de S. Bento de Avé Maria. O projeto inicial foi do arquiteto Marques da Silva, denotando no seu traço exterior influências da arquitetura que se praticava em França na época.
É notável e merece ser visitado o interior do amplo átrio, forrado com vinte mil azulejos pictóricos da autoria de Jorge Colaço, que representam sugestivos quadros históricos e etnográficos.
O friso colorido que se encontra a toda a volta do átrio conta a história dos meios de transporte por ordem cronológica, dos primórdios até ao aparecimento do comboio. Por baixo, grandes painéis historiados representam cenas da História de Portugal.
No lado Norte, o quadro superior descreve um momento do Torneio de Arcos de Valdevez e o quadro abaixo, o cumprimento da palavra de Egas Moniz. Do lado sul, o painel do topo permite imaginar a entrada solene de D. João I no Porto, com sua noiva, D. Filipa de Lencastre e o inferior, cenas da Crónica de Ceuta. Outros painéis de menor dimensão têm por assunto quadros da vida da região."
extraído de https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/cp-comboios-de-portugal-estacao-de-sao-bento 
 
(fonte: https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/cp-comboios-de-portugal-estacao-de-sao-bento)

Um local muito particular onde coexistem muitos aspetos diversos, desde históricos, patrimoniais, artísticos, transportes até, simplesmente, aos quotidianos.

É um local tão especial que os James já passaram por lá em concerto, a 27 de novembro de 2014 foi assim: