Para todos um FELIZ NATAL, com uma imagem de Vendas Novas e um poema de Torga.
(fonte:www.cm-vendasnovas.pt)
História Antiga
Era uma vez, lá na Judeia, um rei. Feio bicho, de resto: Uma cara de burro sem cabresto E duas grandes tranças. A gente olhava, reparava, e via Que naquela figura não havia Olhos de quem gosta de crianças. E, na verdade, assim acontecia. Porque um dia, O malvado, Só por ter o poder de quem é rei Por não ter coração, Sem mais nem menos, Mandou matar quantos eram pequenos Nas cidades e aldeias da Nação. Mas, Por acaso ou milagre, aconteceu Que, num burrinho pela areia fora, Fugiu Daquelas mãos de sangue um pequenito Que o vivo sol da vida acarinhou; E bastou Esse palmo de sonho Para encher este mundo de alegria; Para crescer, ser Deus; E meter no inferno o tal das tranças, Só porque ele não gostava de crianças.
Miguel Torga, Antologia Poética Coimbra, Ed. do Autor, 1981
As estações frias têm destas coisas, transportam-nos para outras paragens! Também hoje partiu o Grande António Montez, aos 73 anos, igualmente de doença, Um actor da velha guarda que nos surpreendeu tantas vezes com interpretações fabulosas! Fica este pequeno registo, contando uma história da sua terra natal (Cartaxo) e da sua família.
O Inverno começa hoje, dia 21 de Dezembro, às 23h03m. Nesse instante ocorre o designado Solstício de Inverno, o qual marca o início do Inverno no Hemisfério Norte, a estação fria do ano. É a partir desse momento que o dia começa a aumentar e a noite a diminuir até ao Solstício de Verão. Quanto ao Inverno prolonga-se por 88,99 dias, até ao próximo Equinócio que ocorre precisamente no dia 20 de Março de 2015, pelas 22h45m.
(fonte: http://www.lifecooler.com)
A palavra de origem latina (Solstitium) está associada à ideia de que o Sol devia estar estacionário, ao atingir a sua mais alta ou mais baixa posição no céu.
Solstícios: pontos da elíptica em que o Sol atinge as posições máxima e mínima de altura em relação ao equador, isto é, pontos em que a declinação do Sol atinge extremos: máxima no solstício de Verão e mínima no solstício de Inverno.
Soube-se ontem que este domingo marcou a despedida daquele que criou e imortalizou a canção vulgarmente conhecida como Balada da Despedida – uma espécie de banda sonorados estudantes de Coimbra no seu adeus à cidade e é ainda hoje um dos grandes emblemas do fado coimbrão.
Fernando Machado Soares nasceu em 1930, em São Roque do Pico, nos Açores e "desde cedo revelou dotes vocais, tendo desenvolvido um gosto muito particular pela ópera. A sua chegada a Coimbra, para cursar Direito, e a sua participação no associativismo enquanto membro do Conselho Cultural da Associação Académica de Coimbra, haviam de possibilitar inclusivamente que levasse até à cidade do Mondego, sempre que possível, companhias operáticas para se apresentarem nos palcos locais. Mas seria a sua ligação ao fado a garantir-lhe um lugar destacado na história da música portuguesa."
Chegou a juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, mas foi a música ( o fado de Coimbra) a deixar a marca forte na sua vida. Em 2006, recebeu o Prémio Tributo Amália Rodrigues. E depois da morte da fadista, aliás, de quem fora amigo próximo, foi eleito vice-presidente da administração da Fundação Amália Rodrigues.
Sem dúvida que desapareceu mais um nome fundamental da história do fado de Coimbra. Machado Soares despediu-se aos 84 anos, mas "Não faltará, no entanto, quem o possa continuar a cantar".
Durante umas horas do dia de hoje foi possível ver no site Nowness o video do tema Raised by Wolves do último álbum dos U2 - Songs of Innocense. Agora só é possível comprar os vídeos deste álbu no iTunes, os quais foram realizados por vários artistas convidados, de vários nacionalidades. A particularidade do video referido é que o mesmo foi realizado na margem sul, Almada e Seixal, por um dos nossos excelentes artistas da street art, de nomeVhils, que faz estas obras de arte (fabulosas):
Hoje é Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Uma saudação muito especial a todos os que lutam no seu dia a dia pela dignidade das pessoas com deficiência. A este propósito uma boa iniciativa da CP divulgada no site da Associação Portuguesa de Deficientes (APD):
" A CP –
Comboios de Portugal, à semelhança de anos
anteriores, associa-se às comemorações do dia internacional das pessoas com
deficiência, com o objetivo principal de contribuir para uma maior compreensão
dos assuntos relativos a esta causa e mobilizar para a defesa da dignidade, dos
direitos e do bem estar das pessoas com deficiência.
Deste
modo, no próximo dia 3 de Dezembro, os Clientes com Necessidades Especiais
e um acompanhante poderão viajar gratuitamente nos comboios da CP." Em tempo, duas outras noticias:
- "A GNR iniciou, esta quarta-feira, um
programa de policiamento de proximidade junto das pessoas com deficiência com o
objetivo de os «sinalizar, sensibilizar, prevenir e garantir o seu
acompanhamento».
O «Programa de Apoio a Pessoas com
Deficiência» vai realizar-se em todos os comandos territoriais do país e teve
início no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala esta
quarta-feira.
O programa vai prolongar-se no tempo e inicia-se com a
sinalização das pessoas portadoras de deficiência que permanecem grande parte
do dia sozinhos ou isolados nas suas residências sem apoios ou cuidados
continuados, e que pela sua dependência poderão ser considerados vulneráveis e
alvo de ilícitos criminais, disse à agência Lusa a tenente Raquel Valente, do
Comando-Geral da GNR..." no site TVI24. - O Sporting Clube de Portugal apresentou, esta tarde, o novo Gabinete de
Desporto Adaptado, no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade. O
Presidente Bruno de Carvalho esteve presente na cerimónia e considerou que
"este Gabinete traduz a essência do Clube".
“Este é mais um projecto nosso, um projecto destemido
e que pretende abraçar novos desafios. É um aprofundar do que é o ADN do
Sporting, que já é reconhecido há muito tempo pelo desporto adaptado”,
salientou.