sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Outono 2017



(Fonte:Wikipédia)
“Em 2017, o Equinócio de Outono, ocorre no dia 22 de Setembro às 20h02 (tempo universal), 21h02 em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, e às 20h02 na Região Autónoma dos Açores. Este instante marca o início do Outono no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Dezembro às 16h28 em Portugal continental.
Equinócio: instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, passa no equador celeste. A palavra de origem latina aequinoctium agrega o nominativo aequus (igual) com o substantivo noctium, genitivo plural de nox (noite). Assim significa “noite igual” (ao dia), pois nestas datas dia e noite têm igual duração, tal é a ideia que permeia a sociedade.
Sobre a duração igual das noites no equinócio, na realidade, não é bem assim… Os equinócios estão definidos como o instante em que o ponto central do sol passa no equador e, por isso, o centro solar nasce no ponto cardeal Este e põe-se exactamente a Oeste, encontrando-se durante 12 horas acima do horizonte matemático em qualquer lugar da Terra nestes dias.
Contudo este facto não resulta numa duração do dia solar de 12 horas, pois a luz directa no chão surge quando o bordo superior do sol nasce, tal como desaparece no ocaso, e o sol tem um diâmetro aparente de 32′ (minutos de arco). Além disso há refracção atmosférica: quando o bordo superior está no horizonte o centro do sol encontra-se ≈50′ abaixo do horizonte, mais do que o seu diâmetro.
Com estas condições físicas e devido ao movimento da translação terrestre, apenas no dia 26 de Setembro de 2017 haverá ≈12,014 horas com luz solar directa no solo. Nesse dia o disco solar nasce às 7h 28min e põe-se às 19h 27min em Lisboa, com apenas 51 segundos de desvio às 12h certas.” 

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

55 anos do Município de Vendas Novas

Vendas Novas celebra hoje o 55º aniversário da criação do Município (7 de Setembro de 1962). O concelho nasceu pobre e amputado de territórios contíguos, mas conseguiu ao longo destes 55 anos e, designadamente, ao longo dos últimos 43 anos de democracia ultrapassar os diversos constrangimentos que surgiram no seu caminho. Por isso, é justo que em cada momento possamos recordar todos aqueles que aqui, ou em outros lugares, lutaram ao longo deste tempo por esta terra e as suas gentes e contribuíram, com a sua ação decisiva, para elevar este concelho.
Mais uma vez o programa de comemorações é vasto e decorre entre 6 e 10 de Setembro: